O governo do Paraguai ordenou a retirada de painéis de LED em Ciudad del Este, cidade na fronteira com o Brasil, após uma montagem provocativa circular nos telões por cerca de uma hora na sexta-feira (29/05). As imagens mostravam o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro em cena com o zagueiro paraguaio Gustavo Gómez, do Palmeiras, e continham mensagens direcionadas ao Paraguai.
Durante a exibição, manifestantes destruíram ao menos um dos painéis. O painel derrubado estava instalado a poucos metros da Ponte da Amizade, que liga o Paraguai ao Brasil. O Departamento de Segurança Turística do Paraguai relatou que a polícia atuou no local para evitar confrontos e preservar a ordem.
O presidente Santiago Peña classificou o conteúdo como ofensivo e determinou a remoção imediata dos equipamentos. Ele também ordenou a retirada de todas as estruturas e instalações sem autorização em espaços públicos do país.
Em nota, o governo paraguaio repudiou o episódio. Peña afirmou, em espanhol, que o país deplora os cartazes ofensivos instalados em Ciudad del Este e que esse tipo de ação não contribui para o entendimento nem para o respeito que devem prevalecer entre os povos.
As duas empresas responsáveis pelos três telões que exibiram as imagens afirmaram ter sido vítimas de um ataque hacker. Segundo elas, a publicação ocorreu fora de seu controle operacional. Uma das empresas, a FastPrint, pediu desculpas publicamente. A companhia possui contrato de 10 anos para exploração publicitária nos espaços, com vigência até 2028.
Leia mais: Colômbia acusa Equador de “interferência deliberada” na eleição presidencial em meio a disputa tarifária
As duas empresas registraram denúncia criminal na Promotoria de Crimes Cibernéticos do Paraguai. A identidade dos responsáveis pelo ataque não foi divulgada.
Crédito: Link de origem