O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá, na próxima semana, agendas em Foz do Iguaçu e no Paraguai. Os compromissos terão início na segunda-feira (29), com a primeira parada na Terra das Cataratas.
De acordo com a agenda, Lula participará, às 15h de segunda-feira, da abertura do I Fórum de Reitoras e Reitores da América Latina e do Caribe. O evento acontecerá no futuro Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Conforme a Unila, a cerimônia em Foz do Iguaçu será aberta ao público. Entretanto, para ter acesso ao local, as exigências incluem preencher um formulário de cadastro, pois o Campus Arandu fica dentro da área de Itaipu.
Após passar por Foz do Iguaçu, Lula seguirá para Assunção, capital do país vizinho, para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados.
Leia também:
Brasileiros no Paraguai já podem emitir nova carteira de identidade
A cúpula terá a presença de todos os presidentes do bloco, bem como de José Antonio Kast (Chile) e José Raúl Mulino (Panamá). Na ocasião, o Paraguai repassará ao Uruguai a presidência rotativa do Mercosul, alternada a cada semestre.
O Paraguai está no comando da união regional desde a cúpula organizada pelo Brasil em Foz do Iguaçu em dezembro de 2025.
A nova cúpula apresentará como destaques a implementação do acordo entre Mercosul e União Europeia, bem como os tratados comerciais com Singapura e Canadá. Além disso, Mercosul e Japão abrirão tratativas para um futuro acordo de livre comércio.
A Cúpula do Mercosul no Paraguai tem programação prevista para os dias 29 e 30 de junho. O encontro entre os presidentes, no dia 30, marcará o encerramento das atividades.
Crédito: Link de origem