Angola e Moçambique assinaram esta segunda-feira, 22, dois memorandos de cooperação destinados a reforçar a colaboração bilateral nos sectores espacial, das comunicações, das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e da meteorologia.
Os acordos foram rubricados à margem da 5.ª Conferência Nacional das Comunicações, numa cerimónia que contou com a participação dos ministros Américo Muchanga, de Moçambique, e Mário Oliveira, de Angola.
No sector espacial, o memorando estabelece um quadro de cooperação, visando a partilha de conhecimentos, o desenvolvimento de capacidades técnicas e a promoção de iniciativas conjuntas ligadas à utilização de tecnologias espaciais para o desenvolvimento económico e social dos dois países.
O segundo instrumento de cooperação abrange os sectores das comunicações, das tecnologias de informação e comunicação e da meteorologia, prevendo o intercâmbio de experiências, a cooperação técnica e institucional, bem como a promoção de boas práticas em áreas estratégicas para a transformação digital e a modernização dos serviços públicos.
A delegação ministerial integra a Directora do Gabinete do Ministro, Laldemira Nambala, Directora de Intercâmbio do MINTTICS, Gisela Inácio, Director-Geral do GGPEN, Zolana João, e o PCA do INACOM, Joaquim Muhongo. Paralelamente, uma técnica e comercial do GGPEN integra a equipa para os trabalhos e testes, no âmbito dos esforços para promover a expansão da conectividade, a inclusão digital e o fortalecimento do ecossistema nacional das telecomunicações em Moçambique.
O GGPEN tem vindo a trabalhar em estreita colaboração com o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), com vista à implementação de soluções de conectividade suportadas pelo satélite angolano ANGOSAT-2.
Neste contexto, a Estação Terrena de Boane, localizada na província de Maputo, já se encontra tecnicamente alinhada ao satélite ANGOSAT-2, estando actualmente a receber sinais e a realizar os testes operacionais necessários. As equipas técnicas encontram-se a trabalhar no sentido de concluir a fase de testes e assegurar a activação plena dos terminais remotos.
A Conferência Nacional das Comunicações de Moçambique decorre em Maputo, de 22 a 23 de Junho de 2026.
Crédito: Link de origem