LIMA, Peru — Os aplausos no Estádio Nacional começaram bem antes do Coro e da Orquestra do Tabernáculo na Praça do Templo subirem ao palco, durante o concerto “Canções de Esperança” em Lima, Peru, no sábado, 22 de fevereiro, e só pararam quando as pessoas deixaram o estádio horas depois.
A música no concerto de duas horas variou de hinos a canções pop, e contou com artistas convidados conectados a quatro países sul-americanos, incluindo o vencedor do Grammy Latino, Fonseca, cantando uma canção da Primária. A apresentação também uniu elementos das culturas do Peru, Equador, Bolívia e Colômbia.
As pessoas se alinharam do lado de fora do estádio à tarde, esperando em longas filas para entrarem no estádio onde a seleção nacional de futebol joga. Para muitos, era a primeira vez que viam o coro e a orquestra se apresentarem ao vivo. Assim que as portas do estádio foram abertas às 16h30 e as pessoas encontraram seus assentos, o estádio começou a encher, e grupos de pessoas gritavam ou aplaudiam enquanto esperavam o início da apresentação do pré-show e do concerto.
Cerca de 34.000 pessoas lotaram o Estádio Nacional, o maior estádio ao ar livre em que o coro e a orquestra já realizaram um concerto completo. Os assentos do estádio pareciam todos cheios mais de 30 minutos antes do pré-show começar, com apenas alguns lugares disponíveis nas cadeiras montadas no campo. Grandes telões foram instalados na frente e atrás do estádio, para que todos pudessem ver os artistas.
Élder Rafael E. Pino, Setenta Autoridade Geral e primeiro conselheiro na presidência da Área América do Sul Noroeste da Igreja, deu as boas-vindas, não apenas ao público no estádio, mas também àqueles reunidos para assistirem no Peru, Bolívia, Equador e Colômbia.
Élder Ulisses Soares, do Quórum dos Doze Apóstolos, testificou no início do concerto, que Jesus Cristo é a fonte de esperança e luz.
“Esperança e paz duradouras são possíveis por causa da Expiação e Ressurreição de Jesus Cristo, que Ele realizou por amor a todos nós. Seu exemplo e ensinamentos iluminam o caminho que devemos trilhar em nossa vida”, disse Élder Soares em espanhol, acrescentando: “Nesta noite, nós O honramos, celebramos Seu amor e agradecemos por Suas bênçãos em nossa vida.”
Sariha Moya, ministra do planejamento do Equador e ex-vice-presidente interina do país, disse antes do concerto: “Nós realmente amamos o espírito da música do Coro do Tabernáculo. E os membros da Igreja compartilharam essa emoção e esses sentimentos com seus amigos”, disse ela.
A primeira vez que Moya, membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ouviu o coro e a orquestra ao vivo foi em um concerto inter-religioso na semana passada.
“Quando ouvi o coro cantando os hinos em espanhol, os hinos com os quais cresci, senti o amor de Deus”, disse ela, acrescentando que é uma experiência diferente ouvir os hinos cantados na língua nativa de uma pessoa. Ela espera que as pessoas possam sentir esperança e união.
O Peru é a quarta escala feita pelo Coro e Orquestra do Tabernáculo na Praça do Templo, compostos totalmente por voluntários, na turnê de vários anos, “Canções de Esperança”. Há 320 membros do coro de 360 vozes na turnê e 68 membros da orquestra, junto com os líderes do coro e a equipe de apoio.
O concerto foi transmitido no canal do coro no YouTube e está disponível para visualização sob demanda. Até a segunda-feira à noite, havia mais de 106 mil visualizações
Concerto ‘Canciones de Esperanza’ no Peru
Os mestres de cerimônias foram os artistas convidados: o cantor Fonseca, da Colômbia; Adassa, conhecida como a voz de Dolores no filme “Encanto” da Disney, e cujos pais são da Colômbia; Mauricio Mesones, do Peru e ex-membro da banda Bareto; o trio Família Fabre, do Equador; Alex Melecio, do México, e cujos pais e avós de sua esposa são peruanos; e Yanina Murga, uma das participantes globais do coro e que é do Equador.
A banda boliviana Los Kjarkas [em espanhol], com 17 integrantes, fez um pré-show de quase uma hora, com jovens dançarinos santos dos últimos dias. O público dançou e cantou junto com a alegre e animada música andina.
O concerto “Canciones de Esperanza”, [Canções de Esperança], começou com o som de uma concha e de pés correndo, enquanto os sinos da “Aleluia” de abertura soavam e o coro e a orquestra apresentavam “Louvai a Deus” em inglês e espanhol, e “Vinde, Ó Filhos do Senhor”, em espanhol. E o público respondeu quando ouviu o coro cantando em espanhol e cantou junto durante todo o evento.
Quatro jovens retratados como chasquis, os mensageiros do Império Inca, correram pelo estádio, cada um com um traje tradicional e detalhes do Peru, Equador, Bolívia ou Colômbia. Enquanto os quatro corriam em direção ao palco, dançarinos em trajes tradicionais dos quatro países trouxeram grandes ramos, cada um com fitas nas cores azul, vermelho, verde e amarelo, representando os quatro países do noroeste da América do Sul. Os ramos e as árvores no palco representam a árvore ceiba, que é encontrada em toda a América Latina e é considerada sagrada em várias culturas.
Melecio disse: “Esta noite, o coro e a orquestra vieram até nós como os nobres chasquis do Império Inca: mensageiros que cruzaram os Andes para entregarem notícias importantes e verdades preciosas.”
Foi apresentado então, um trio de aleluias iniciando com o sereno “Aleluia” do compositor italiano Gulio Caccini. Em seguida, o crescente “Aleluia”, do “Salmo 150″ do compositor argentino Alberto Ginastera, que aparentemente desarticula partes individuais antes de se juntarem para preencherem o espaço com música. O público ficou de pé enquanto o coro e a orquestra apresentavam “Aleluia” do “Messias”, de George Frideric Handel.
Depois que o coro cantou com palmas “¡Ah, el novio no quiere dinero!” [Ah, o noivo não quer dinheiro!], uma canção de casamento sefardita em ladino, uma língua judaica espanhola, Adassa subiu ao palco.
Adassa relatou em espanhol que sua avó dizia: “A fé e o amor andam juntos, porque a fé é a melhor amiga da esperança.”
“Hoje à noite, estamos celebrando a esperança”, disse Adassa . Ela cantou “Dos Oruguitas”, de “Encanto”.
O coro e a orquestra, sob a direção do diretor Mack Wilberg e do diretor associado Ryan Murphy, executaram três canções folclóricas americanas: “Music Everywhere”, “What a Wonderful World” e “Cindy”.
Aplausos e vivas deram as boas-vindas a Mauricio Mesones ao palco, que é conhecido por sua música cumbia. Ele disse: “Quando o coro me disse que eles estavam vindo para cantar sobre esperança, eu disse: ‘Isso é ótimo! Porque nós também somos pessoas de esperança, e a esperança pode ser expressa de muitas maneiras.”
Ele cantou “La Cumbia del Amor”, e o público cantou junto.
Alex Melecio e Yanina Murga apareceram por vídeo com grupos de pessoas assistindo em Guayaquil, Equador; Santa Cruz, Bolívia; e Cali, Colômbia, falando ao vivo com as elas e as mostrando na tela do Estádio Nacional.
Yanina Murga apresentou seus amigos Ivan Fabre e sua esposa, Jenny Hidalgo, no violino, e sua filha Valeria Fabre no violoncelo, todos de Guayquil, que se apresentaram com Rodrigo Betancourth, da orquestra, que também é natural do Equador. Yanina, Ivan, Jenny e Valeria estudaram juntos no mesmo conservatório de música.
A família Fabre, que é membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e Rodrigo Betancourth tocaram um medley de “Meu Pai Celestial Me Tem Afeição” e “Oração de uma Criança”, enquanto o coro cantava em espanhol, e o público cantava junto.
O cantor Fonseca cantou “Arroyito”, que significa pequeno riacho, uma música pop sobre a saudade de um ente querido quando ele está ausente.
“Quando canto sobre o arroyito, é fácil pensar em uma pessoa especial. Mas, na verdade, há muitas pessoas especiais na vida de todos nós. E ninguém é mais importante do que a família”, disse ele. “Esta noite, estando com vocês, me lembro de que somos uma família. Somos todos irmãos e irmãs.”
Ele cantou “Sou um Filho de Deus”, e não precisou convidar o público para se juntar a ele, pois todos já estavam fazendo isto.
Fonseca também cantou “Te Mando Flores” enquanto jovens dançarinos se espalhavam pelo palco. Ele dedicou a música “ao primeiro amor de nossas vidas: às nossas mães e a todas as pessoas que foram mães para nós.”
Melecio se reuniu com seis jovens e jovens adultos: Sebastian Vanegas, da Colômbia, Mariel Mendoza, da Bolívia, Dasha Barrerio, do Equador e Jhonatan Vergara, do Peru, e os missionários élder Thiago Melo, de Iquitos, Peru, e síster Alisson Miranda, de Arequipa, Peru, para compartilharem duas histórias de seguidores de Jesus Cristo em duas tempestades. Uma é de Jesus Cristo acalmando as águas e a outra do Apóstolo Pedro andando sobre as águas. Enquanto compartilhavam as histórias, Melecio cantou “Color Esperanza” [Cor da Esperança].
“As promessas de Deus são encontradas em todas as escrituras sagradas e são pessoais. Ele prometeu estar conosco”, disse Mariel Mendoza.
Eles convidaram todos a acenderem a lanterna de seus celulares para deixarem sua luz brilhar, e o estádio ficou repleto de milhares de luzes.
Enquanto o coro e a orquestra tocavam “Trabalhemos Hoje” em inglês e espanhol, um vídeo mostrou jovens servindo de diversas maneiras no Peru, Equador, Bolívia e Colômbia.
Yanina Murga observou que este ano marca o 100º aniversário de quando a América do Sul foi dedicada à pregação do evangelho.
“Começando hoje à noite, o coro está ajudando a comemorar este importante aniversário com três concertos históricos. Vocês fizeram parte do primeiro”, disse ela. O coro e a orquestra irão para Buenos Aires, Argentina, em agosto de 2025 e para o Brasil em fevereiro de 2026.
Dançarinos em trajes nativos dançaram enquanto o coro e a orquestra apresentaram canções para cada país: “Colombia Tierra Querida”, “A Mi Lindo Ecuador” e “Viva mi patria Bolivia”, enquanto Mauricio Mesones cantou “Contigo Peru”, com a plateia o aplaudindo de pé. O coro reprisou “Louvai a Deus”, enquanto tocava os sinos.
Alex Melecio acrescentou seu testemunho de que Jesus Cristo é o Salvador e a esperança do mundo. “Que nossas canções de esperança sempre mostrem nosso louvor e amor a Ele, esta noite e sempre.”
Os acordes de “Tal Como um Facho” em espanhol e inglês encheram o estádio enquanto o concerto terminava com o hino tradicional de despedida, “Deus Vos Guarde”, também em espanhol.
‘Grande bênção para o Peru’
Julio Ramirez e Cynthia Reyes Alvarez de Lima vieram com suas duas filhas. “Muito bonita”, disse Ramirez sobre a apresentação. Ele, como muitos no concerto, tinha visto o coro e a orquestra se apresentarem on-line e durante a conferência geral.
Julio disse que a música, ouvi-los ao vivo e o design do palco fizeram do concerto um evento único.
Cynthia disse que havia mais emoção na apresentação ao vivo do que ao assisti-los on-line.
Sofia Yupauqui Prieto, de Lima, disse que o concerto foi “incrível”, “maravilhoso” e “muito bonito.”
Ela apreciou a seleção de músicas, telas com imagens que se correlacionavam com a música e os artistas convidados internacionais, e também o som de uma apresentação ao vivo, em vez de uma gravação.
Os líderes da Missão Peru Lima Oeste, o presidente David Falabella e a síster Sucely Rodas de Falabella, vieram com seus filhos, e os missionários da Missão Lima Oeste trouxeram amigos que estão ensinando, juntamente com recém-conversos.
A síster Falabella disse: “O concerto foi incrível. É uma grande bênção para o Peru.”
Presidente Falabella disse: “Acredito que este concerto trouxe muita união. … Para mim, pessoalmente, me aproximou mais do Salvador.”
O concerto foi a primeira vez que a família Utrillo, pais e todos os oito filhos, puderam estar juntos em seu país natal, o Peru, e estarem no mesmo lugar pela primeira vez em mais de 35 anos. Elena Utrillo se filiou à Igreja no Peru há mais de 60 anos, e muitos de seus familiares agora vivem nos E.U.A.
Ismael Utrillo, o mais novo dos oito filhos, disse: “O concerto traz uma mensagem de esperança, uma mensagem de paz e uma mensagem de inspiração. … É algo que as pessoas precisam muito.”
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