São Tomé e Príncipe Archives - Portuguese.HCNTimes.com https://portuguese.hcntimes.com/ct/africa/sao-tome-e-principe/ Atualizações diárias de notícias portuguesas Mon, 22 Jun 2026 18:06:00 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.9.4 https://portuguese.hcntimes.com/wp-content/uploads/2022/03/cropped-hcntimes_favicon1-32x32.png São Tomé e Príncipe Archives - Portuguese.HCNTimes.com https://portuguese.hcntimes.com/ct/africa/sao-tome-e-principe/ 32 32 MPO apresenta sistema orçamentário brasileiro à delegação de São Tomé e Príncipe https://portuguese.hcntimes.com/mpo-apresenta-sistema-orcamentario-brasileiro-a-delegacao-de-sao-tome-e-principe/ https://portuguese.hcntimes.com/mpo-apresenta-sistema-orcamentario-brasileiro-a-delegacao-de-sao-tome-e-principe/#respond Mon, 22 Jun 2026 18:06:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/mpo-apresenta-sistema-orcamentario-brasileiro-a-delegacao-de-sao-tome-e-principe/ MPO apresenta sistema orçamentário brasileiro à delegação de São Tomé e Príncipe

INTERNACIONAL Missão contou com apoio do PNUD e teve como foco a implementação do orçamento por programas no país africano a partir de 2027 Publicado em 22/06/2026 15:06 Uma delegação da República Democrática de São Tomé e Príncipe participou, entre os dias 15 e 19 de junho, de missão de cooperação técnica no Ministério do […]

The post MPO apresenta sistema orçamentário brasileiro à delegação de São Tomé e Príncipe appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
MPO apresenta sistema orçamentário brasileiro à delegação de São Tomé e Príncipe

INTERNACIONAL

Missão contou com apoio do PNUD e teve como foco a implementação do orçamento por programas no país africano a partir de 2027

Publicado em 22/06/2026 15:06

Uma delegação da República Democrática de São Tomé e Príncipe participou, entre os dias 15 e 19 de junho, de missão de cooperação técnica no Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) para conhecer a experiência brasileira em planejamento governamental, orçamento público e avaliação de políticas públicas, com destaque para o modelo de orçamento por programas.

A iniciativa contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. Ao longo da semana, equipes de diversas áreas do MPO compartilharam conhecimentos, metodologias e experiências relacionadas aos processos de planejamento e orçamento do governo federal. A programação também incluiu visitas técnicas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Brasil e São Tomé e Príncipe mantêm relações historicamente marcadas pela amizade, pela proximidade cultural e linguística e pelo diálogo político no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os dois países também compartilham o compromisso com o multilateralismo, a cooperação internacional e o fortalecimento de instituições públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Na abertura da missão, o secretário-executivo adjunto do MPO, Márcio de Oliveira, destacou a relevância da cooperação Sul-Sul como instrumento de fortalecimento institucional e desenvolvimento compartilhado.

“Os desafios relacionados à eficiência da gestão pública, à responsabilidade fiscal e ao aprimoramento das políticas públicas são temas centrais para todos os nossos países, e o intercâmbio de experiências nessa área é particularmente valioso”, afirmou.

Durante a semana, a delegação também foi recebida pelo secretário-executivo do MPO, Guilherme Mello. Na ocasião, ele ressaltou que o aspecto mais relevante do orçamento público está na sua capacidade de promover resultados para a população.

“Mais importante do que observar o ciclo operacional do orçamento é compreender como e onde o Estado aloca seus recursos para gerar o maior benefício possível à sociedade”, destacou.

Reforma orçamentária

Segundo a diretora de Orçamento do Ministério da Economia e Finanças de São Tomé e Príncipe, Jukisia Salvador, os dois países possuem diversas semelhanças em seus sistemas orçamentários. Ela lembrou que o processo de reforma orçamentária santomense, iniciado em 2005, contou com a colaboração de consultores brasileiros.

Atualmente, a principal prioridade do país é a implementação do orçamento por programas, prevista para 2027. Nesse contexto, a missão ao Brasil permitiu identificar avanços já alcançados e oportunidades de aprimoramento.

“Foi uma oportunidade para perceber o que já temos consolidado, identificar aspectos que precisam evoluir e conhecer práticas que o Brasil já implementa com bastante sucesso”, avaliou.

A diretora destacou ainda que São Tomé e Príncipe já concluiu sua estratégia nacional de longo prazo, denominada Estratégia 2026–2040, mas busca avançar na integração entre planejamento e orçamento.

“Foi bastante interessante conhecer o Plano Plurianual e compreender sua metodologia, suas etapas e os instrumentos necessários para sua elaboração”, afirmou.

Ao final da missão, Jukisia Salvador avaliou que a delegação retorna ao país com conhecimentos importantes para apoiar a implementação da reforma.

“Queremos manter um contato permanente. Essa cooperação precisa ter continuidade, porque estamos comprometidos com essa transição. Com o apoio do Brasil, poderemos avançar gradualmente, consolidando capacidades e aperfeiçoando nossos instrumentos ao longo do tempo”, disse.

Transparência e inovação

Outro aspecto que chamou a atenção da delegação foi o nível de transparência e integração dos sistemas governamentais brasileiros.

“O Brasil e suas instituições estão de parabéns. Pudemos observar como uma grande quantidade de informações está disponível de forma acessível, apoiada por sistemas integrados e tecnologias que permitem interoperabilidade. É uma experiência que gostaríamos de adotar em nosso país, respeitando nossas prioridades e capacidades institucionais”, destacou a diretora.

Cooperação internacional

Para a analista de projetos da Agência Brasileira de Cooperação, Anna Cristina Bittencourt Perez, o elevado grau de satisfação demonstrado pela delegação evidencia a qualidade técnica da missão organizada pelo MPO.

“O Ministério prontamente acolheu nossa solicitação e mobilizou suas equipes para a realização da missão. Esse tipo de iniciativa fortalece a imagem do Brasil como parceiro de cooperação internacional e contribui para o aprofundamento das relações entre os países”, afirmou.

Segundo ela, apesar das diferenças de escala entre as duas nações, o intercâmbio técnico gera benefícios mútuos.

“Nosso papel é abrir caminhos, mas são os especialistas e técnicos que constroem as pontes da cooperação”, observou.

Anna Cristina também agradeceu o apoio do PNUD e da Agência Brasileira de Cooperação desde a concepção da missão e destacou o comprometimento das equipes técnicas do MPO durante toda a programação.

A delegação de São Tomé e Príncipe foi composta por cinco representantes do Ministério da Economia e Finanças: Jukisia Salvador, diretora de Orçamento; Helmute Barreto,

Diretor de Planejamento; Cândida Lima, chefe do Departamento de Gestão Orçamental; Victoria Sequeira, técnica superior; e Yolando Va Geng, técnico superior.

Crédito: Link de origem

The post MPO apresenta sistema orçamentário brasileiro à delegação de São Tomé e Príncipe appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/mpo-apresenta-sistema-orcamentario-brasileiro-a-delegacao-de-sao-tome-e-principe/feed/ 0
São Tomé e Príncipe conhece projetos do MGI em visita técnica — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos https://portuguese.hcntimes.com/sao-tome-e-principe-conhece-projetos-do-mgi-em-visita-tecnica-ministerio-da-gestao-e-da-inovacao-em-servicos-publicos/ https://portuguese.hcntimes.com/sao-tome-e-principe-conhece-projetos-do-mgi-em-visita-tecnica-ministerio-da-gestao-e-da-inovacao-em-servicos-publicos/#respond Mon, 22 Jun 2026 13:43:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/sao-tome-e-principe-conhece-projetos-do-mgi-em-visita-tecnica-ministerio-da-gestao-e-da-inovacao-em-servicos-publicos/ São Tomé e Príncipe conhece projetos do MGI em visita técnica — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recebeu, nesta semana, a visita técnica de uma delegação de São Tomé e Príncipe. Um dos objetivos da comitiva foi conhecer iniciativas inovadoras adotadas pelo governo federal para aprimorar a gestão pública. É o caso de ações relacionadas ao monitoramento de desempenho e indicadores; avaliação de políticas […]

The post São Tomé e Príncipe conhece projetos do MGI em visita técnica — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
São Tomé e Príncipe conhece projetos do MGI em visita técnica — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) recebeu, nesta semana, a visita técnica de uma delegação de São Tomé e Príncipe. Um dos objetivos da comitiva foi conhecer iniciativas inovadoras adotadas pelo governo federal para aprimorar a gestão pública. É o caso de ações relacionadas ao monitoramento de desempenho e indicadores; avaliação de políticas públicas; acompanhamento físico-financeiro integrado ao planejamento; e adoção de instrumentos de gestão orientados a resultados. 

Durante a agenda, a Secretaria de Gestão e Inovação (Seges/MGI) apresentou à delegação soluções desenvolvidas pela pasta. Entre elas, estão o Modelo de Governança e Gestão Pública — Gestaopublicagov.br — e o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da Administração Pública Federal. 

A missão reforça o papel do Brasil como parceiro estratégico na cooperação Sul-Sul, especialmente junto aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), evidenciando a atuação do MGI na disseminação de práticas inovadoras de gestão pública.  São Tomé e Príncipe é um parceiro histórico e prioritário da cooperação técnica brasileira na África, fortalecendo capacidades estatais e promovendo governança administrativa de excelência. 
 
PGD e Gestaopublicagov.br 

O Programa de Gestão e Desempenho (PGD) organiza o trabalho no serviço público a partir de entregas, metas e acompanhamento de desempenho. Nesse modelo, equipes e gestores definem planos de trabalho com as atividades previstas, os prazos e os resultados esperados. Isso ajuda a aproximar o trabalho diário dos objetivos estratégicos de cada órgão. 

Já o Gestaopublicagov.br é um modelo voltado ao fortalecimento da governança e da gestão pública. A iniciativa avalia o nível de maturidade dos órgãos participantes e aponta caminhos para melhorar  

Já o Gestãopublicagov.br busca incentivar a adoção de boas práticas de gestão e fortalecer a capacidade de entrega das instituições públicas. A iniciativa avalia o grau de maturidade da governança e da gestão dos órgãos participantes para orientar melhorias institucionais em processos, práticas de gestão e capacidade de entrega à sociedade.


Crédito: Link de origem

The post São Tomé e Príncipe conhece projetos do MGI em visita técnica — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/sao-tome-e-principe-conhece-projetos-do-mgi-em-visita-tecnica-ministerio-da-gestao-e-da-inovacao-em-servicos-publicos/feed/ 0
Jorge Bom Jesus reafirma ser candidato às presidenciais de São Tomé – Notícias Lusófonas https://portuguese.hcntimes.com/jorge-bom-jesus-reafirma-ser-candidato-as-presidenciais-de-sao-tome-noticias-lusofonas/ https://portuguese.hcntimes.com/jorge-bom-jesus-reafirma-ser-candidato-as-presidenciais-de-sao-tome-noticias-lusofonas/#respond Fri, 19 Jun 2026 17:34:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/jorge-bom-jesus-reafirma-ser-candidato-as-presidenciais-de-sao-tome-noticias-lusofonas/ Jorge Bom Jesus reafirma ser candidato às presidenciais de São Tomé – Notícias Lusófonas

O ex-primeiro-ministro são-tomense Jorge Bom Jesus reafirmou hoje que é candidato às eleições presidenciais de julho, desmentindo o seu partido, que anunciou a sua desistência, declarando apoio à recandidatura do atual Presidente, Carlos Vila Nova. “Eu quero reafirmar que sou candidato às próximas eleições presidenciais de 19 de julho de 2026. Qualquer outra informação seria […]

The post Jorge Bom Jesus reafirma ser candidato às presidenciais de São Tomé – Notícias Lusófonas appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Jorge Bom Jesus reafirma ser candidato às presidenciais de São Tomé – Notícias Lusófonas

O ex-primeiro-ministro são-tomense Jorge Bom Jesus reafirmou hoje que é candidato às eleições presidenciais de julho, desmentindo o seu partido, que anunciou a sua desistência, declarando apoio à recandidatura do atual Presidente, Carlos Vila Nova.

“Eu quero reafirmar que sou candidato às próximas eleições presidenciais de 19 de julho de 2026. Qualquer outra informação seria mentira”, declarou Jorge Bom Jesus em conferência de imprensa.

Na quarta-feira, e após uma segunda reunião da sua Comissão Política, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP) anunciou que recebeu uma comunicação do militante, ex-presidente do partido e ex-primeiro-ministro Jorge Bom Jesus a anunciar “a desistência da sua candidatura ao cargo de Presidente da República, colocando os superiores interesses da Nação acima de quaisquer interesses pessoais ou circunstanciais”.

“A Comissão Política saúda o elevado sentido de responsabilidade, maturidade política e espírito patriótico demonstrados pelo camarada Jorge Bom Jesus, considerando que a sua decisão constitui um importante contributo para o fortalecimento da unidade do MLSTP e para a preservação de um clima político favorável à estabilidade e ao desenvolvimento de São Tomé e Príncipe”, declarou o vice-presidente do MLSTP, Conceição Moreno.

Em reação, hoje, Jorge Bom Jesus sublinhou que não deu nenhum mandato, nem procuração a ninguém, com exeção do seu mandatário, para falar em seu nome, e que também não enviou ao MLSTP “nenhum requerimento, nenhuma nota a dar conta de qualquer desistência”.

“O meu projeto decorre de um desejo genuíno de servir São Tomé e Príncipe (…). Ele alicerça-se nos profundos anseios da nossa população e do nosso povo”, declarou.

O candidato confirmou que se reuniu com a direção do MLSTP e com várias candidaturas, incluindo a do atual Presidente da República, Carlos Vila Nova, para abordar assuntos ligados às eleições, incluindo questões financeiras, mas rejeitou qualquer recebimento.

“Quero aqui de viva voz, de forma veemente, de forma solene, afirmar que nunca recebi nada de ninguém até à data presente e naturalmente que no futuro também será assim”, declarou.

O ex-primeiro-ministro são-tomense (2018-2022) reafirmou que “é o único candidato oriundo da família do MLSTP”, pelo que gostaria de ter o apoio do seu partido, que decidiu apoiar Carlos Vila Nova, um candidato “fora do MLSTP”, no que qualificou de opção estratégica, mas alertou que “há uma diferença entre as opções da direção e as opções da militância”.

“O povo manda nas urnas, o povo é quem mais ordena, o povo é dono da democracia”, afirmou, apelando à mobilização de “todo o povo de São Tomé e Príncipe” para, em conjunto, fazer “um grande cordão” de mãos juntas para “mudar o estado atual do país a todos os níveis” e inaugurar “um novo ciclo mais risonho para todos, onde a paz, o funcionamento da democracia, a liberdade de imprensa e de comunicação possam concorrer para o desenvolvimento real e humano”.

Segundo um edital do Tribunal Constitucional, datado de segunda-feira, foram admitidas as candidaturas do ex-primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, do líder parlamentar da ADI, Nito D’Abreu, do atual Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, e dos juristas Miques João Bonfim e Eugénio Tiny.

A candidatura do empresário e político Domingos Monteiro não foi admitida, segundo o TC porque o candidato “não possui a qualidade de cidadão são-tomense de origem por não ser filho de pai ou mãe são-tomense”.

Pelo menos 142.298 eleitores estão inscritos para as eleições presidenciais de 19 de julho em São Tomé e Príncipe, um crescimento de quase 19 mil novos inscritos face a 2022, segundo dados provisórios divulgados pela Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Lido 1100 vezes

Visited 9 times, 1 visit(s) today

Ajude a divulgar as Notícias Lusófonas – Partilhe este artigo

Crédito: Link de origem

The post Jorge Bom Jesus reafirma ser candidato às presidenciais de São Tomé – Notícias Lusófonas appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/jorge-bom-jesus-reafirma-ser-candidato-as-presidenciais-de-sao-tome-noticias-lusofonas/feed/ 0
Dia Mundial da Doença Falciforme: oito milhões de pessoas vivem com a doença https://portuguese.hcntimes.com/dia-mundial-da-doenca-falciforme-oito-milhoes-de-pessoas-vivem-com-a-doenca/ https://portuguese.hcntimes.com/dia-mundial-da-doenca-falciforme-oito-milhoes-de-pessoas-vivem-com-a-doenca/#respond Fri, 19 Jun 2026 12:28:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/dia-mundial-da-doenca-falciforme-oito-milhoes-de-pessoas-vivem-com-a-doenca/ Dia Mundial da Doença Falciforme: oito milhões de pessoas vivem com a doença

São Tomé e Príncipe – Cerca de oito milhões de pessoas vivem com doença falciforme. Apesar de ser uma das doenças genéticas mais frequentes, continua pouco conhecida e muitas vezes diagnosticada tarde, sobretudo em países africanos, onde é mais prevalente. No Dia Mundial da Doença Falciforme, assinalado esta sexta-feira, 19 de Junho, especialistas e famílias […]

The post Dia Mundial da Doença Falciforme: oito milhões de pessoas vivem com a doença appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Dia Mundial da Doença Falciforme: oito milhões de pessoas vivem com a doença

São Tomé e Príncipe – Cerca de oito milhões de pessoas vivem com doença falciforme. Apesar de ser uma das doenças genéticas mais frequentes, continua pouco conhecida e muitas vezes diagnosticada tarde, sobretudo em países africanos, onde é mais prevalente. No Dia Mundial da Doença Falciforme, assinalado esta sexta-feira, 19 de Junho, especialistas e famílias apelam a mais informação, rastreio precoce, investigação e acesso aos cuidados de saúde.

Publicado a:




2 min Tempo de leitura

A doença falciforme é uma doença hereditária que afecta a hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos responsável pelo transporte do oxigénio. Quando uma criança herda a alteração genética de ambos os progenitores, os glóbulos vermelhos deixam de ter a forma arredondada habitual e assumem um formato semelhante a uma foice.

Estas células tornam-se mais rígidas e frágeis, podem obstruir a circulação sanguínea. Os resultados são crises de dor intensa, anemia crónica, maior susceptibilidade a infecções e lesões progressivas em órgãos como o cérebro, pulmões, rins ou coração. A gravidade da doença varia de pessoa para pessoa, mas pode comprometer significativamente a esperança de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que, em 2021, cerca de 7,7 milhões de pessoas viviam com doença falciforme e nasceram mais de meio milhão de crianças com esta patologia, quase 80% na África Subsaariana.

Apesar da elevada incidência, a doença continua pouco conhecida e, em muitos países, permanece insuficientemente integrada nas políticas de saúde.

É essa invisibilidade que preocupa Celdidy Monteiro, profissional de saúde são-tomense e mãe de uma menina de sete anos que vive com a doença. “A doença continua a ser desconhecida, principalmente porque atinge sobretudo populações de origem africana”, afirma. Na sua perspectiva, a falta de informação faz com que muitos diagnósticos sejam realizados tarde, atrasando o acompanhamento médico e aumentando o risco de complicações.

Para a profissional de saúde, a sensibilização continua a ser uma prioridade. “Precisamos de mais informação, de mais investigação e de transformar a vida dos nossos doentes”, defende.

A doença falciforme pode ser identificada através de análises específicas ao sangue e, em vários países, integra já os programas de rastreio neonatal. O diagnóstico precoce permite tomar medidas rápidas de prevenção, vacinação adequada, acompanhamento especializado e tratamentos que reduzem significativamente as complicações.

Nos últimos anos surgiram novos medicamentos e terapias inovadoras, incluindo tratamentos de edição genética para alguns doentes. Contudo, estas opções permanecem inacessíveis para grande parte da população mundial devido ao elevado custo e à desigualdade no acesso aos cuidados de saúde.

Crédito: Link de origem

The post Dia Mundial da Doença Falciforme: oito milhões de pessoas vivem com a doença appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/dia-mundial-da-doenca-falciforme-oito-milhoes-de-pessoas-vivem-com-a-doenca/feed/ 0
Missão técnica de São Tomé e Príncipe obtém conhecimentos sobre planejamento e orçamento – Secretaria de Estado de Economia https://portuguese.hcntimes.com/missao-tecnica-de-sao-tome-e-principe-obtem-conhecimentos-sobre-planejamento-e-orcamento-secretaria-de-estado-de-economia/ https://portuguese.hcntimes.com/missao-tecnica-de-sao-tome-e-principe-obtem-conhecimentos-sobre-planejamento-e-orcamento-secretaria-de-estado-de-economia/#respond Thu, 18 Jun 2026 21:15:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/missao-tecnica-de-sao-tome-e-principe-obtem-conhecimentos-sobre-planejamento-e-orcamento-secretaria-de-estado-de-economia/ Missão técnica de São Tomé e Príncipe obtém conhecimentos sobre planejamento e orçamento – Secretaria de Estado de Economia

Percepção da equipe estrangeira é de que o Brasil está muito avançado na implementação dessa ferramenta e está contribuindo com seu país nessa área Para conhecer as experiências e boas práticas do GDF sobre a implemen­tação, preparação e gestão do orçamento por programas e orientado para resul­ta­dos, uma missão técnica de São Tomé e Príncipe […]

The post Missão técnica de São Tomé e Príncipe obtém conhecimentos sobre planejamento e orçamento – Secretaria de Estado de Economia appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Missão técnica de São Tomé e Príncipe obtém conhecimentos sobre planejamento e orçamento – Secretaria de Estado de Economia

Percepção da equipe estrangeira é de que o Brasil está muito avançado na implementação dessa ferramenta e está contribuindo com seu país nessa área

Para conhecer as experiências e boas práticas do GDF sobre a implemen­tação, preparação e gestão do orçamento por programas e orientado para resul­ta­dos, uma missão técnica de São Tomé e Príncipe visitou nesta terça-feira, 17, a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal. O intercâmbio tem o objetivo de reforçar as capacidades técnicas da Direção do Orçamento do Ministério da Economia e Finanças daquele país. Outro ponto buscado foi a obtenção de conheci­mento sobre metodologias, sistemas, ferramentas de monitoramento e instru­men­tos de planejamento e gestão das finanças públicas utilizados no DF.

A visita da delegação ao Brasil foi programada para ocorre entre os dias 15 e 20 de junho. Esse esforço empreendido pelo governo de São Tomé e Príncipe integra as reformas do governo são-tomense para aprimorar a transpa­rên­cia, a eficiên­cia administrativa e a orientação para resultados em suas políticas públicas

O coordenador do grupo de representantes do GDF na visita da missão do governo são-tomense foi o Auditor de Controle Interno, Otávio Veríssimo, representando o Secretário Execu­tivo de Finanças, Orçamento e Planejamento, Ailton Ferreira Cavalcante.

O subsecretário de Planejamento Governamental subs­ti­tuto, Danilo Macêdo, assinalou que esse tipo de intercâmbio com países que falam a língua portuguesa é muito pertinente, pois abre oportunidade para uma troca e também uma releitura dos próprios processos do GDF com vistas a um aprimoramento.

Foto: Vinícius de Melo – Ascom/Seec

Segundo Danilo Macêdo, a missão de São Tomé e Príncipe veio inte­ressa­­da no orçamento por programa, que se consolidou no Brasil nos anos 1990, numa articulação da União e os entes federados. “Percebe­mos um grande avanço, uma vez que conseguimos visualizar melhor o gasto público, qual sua finalidade e darmos mais transparência”, assina­lou. Antes, explicou ele, o orçamento tradicio­nal focava no objeto do gasto e os gestores tinham dificuldade de entender qual tinha sido o efeito de determinada ação governa­mental. O vínculo com a finalidade da ação pública não era evidenciado adequadamente.

Para Macêdo, essa visão orgânica “é um processo que o orçamento por programa traz e que já permitiu ao GDF ter uma visão mais ampla e mais profunda das realidades complexas em que ele atua e do nível de entrega que ele consegue propiciar à população”.

A visita se desdobrou em uma apresentação de Planejamento, feita pela Subsecretaria de Planejamento Governamental, que mostrou os instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação das ações governa­mentais aplicadas no Distrito Federal; e outra, sobre o Orçamento, coordenada pela Subsecretaria de Orçamen­to Público, que abordou os instrumentos orçamentários adotados pelo GDF.

De acordo com a diretora do Orçamento do Ministério da Economia e Finanças de São Tomé e Príncipe, Jukísia Salvador, seu país está transitando para uma forma de gerir o orçamento por programa nos moldes de nações como o Brasil. “Durante muito tempo, essa parte da nossa programação do orçamento foi feita em uma forma tradicional, em uma ótica de atividades, projetos e não propriamente programas e voltada para os resultados. Aquilo que nós podería­mos conseguir com a implementação de determinados programas”, afirmou.

Para chegar até o GDF, Jukisia Salvador explicou que muitas análises foram feitas, até a percepção de que os brasileiros estavam muito avançados nesta área e já vinham implementando o orçamento do Estado por programas já há alguns anos. “Viemos embeber do bom conhecimento que o Brasil tem, sobre­tudo ao saber que, em comparação aos demais países de língua portuguesa, este país irmão é o que está mais avançado na implementa­ção da experiência”.

Foto: Vinícius de Melo – Ascom/Seec

Por sua vez, o diretor do Planejamento do Ministério da Economia e Finanças, Helmute Barreto assinalou que o foco da missão de intercâmbio é evoluir para essa ferramenta do orçamento por programa, depois de concluir a reforma que estão implementando no orçamento de São Tomé e Príncipe.

“Com isso, viemos para conversar, aprender com quem tem essa expe­riên­­cia e para que possamos levar as melhores práticas e lições, e também os ensinamentos de como superar os desafios que os brasileiros enfrentaram para ter o sistema que têm hoje”. Entre as novidades aprendidas, o diretor Barreto destacou a automação das ferramentas de ligação entre as secretarias e o uso de sistemas que ajudam muito para elaborar, monitorar e avaliar todas as políticas públicas em nível nacional.

A missão técnica de São Tomé e Príncipe está sendo viabilizada dentro do chamado ambiente dos Projetos para os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) que consistem em iniciativas de cooperação internacional e desenvolvimento focadas em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

A delegação de São Tomé e Príncipe se constitui de dois diretores do Orçamento do Ministério da Economia e Finanças, um chefe de Departamento, dois técnicos superiores de São Tomé e Príncipe e um representante do PNUD no país estrangeiro.

Além do subsecretário de Planejamento Governamental substituto, Danilo Macêdo, e do representante da Secretaria Execu­tiva de Finanças, Orçamento e Planejamento, Otávio Veríssimo, estiveram presentes à apresentação do orçamento por programas, o Chefe da Unidade de Elaboração, Monito­ramento, Avaliação e Revisão de Planos e Programas de Governo substituto, Alexandre Rosa, o Chefe da Unida­de de Análise e Acompanhamento das Ações Governa­mentais, Donaldo Rodri­gues, o Chefe da Unidade de Análise e Modernização do Planeja­mento Governa­mental, Pedro César, o Chefe da Unidade de Processo e Monito­ra­mento Orça­mentários, Luiz Moraes, e outros técnicos da Subsecre­taria de Planejamento Governamental.

Em sua avaliação, o Chefe da Unidade de Processo e Monito­ra­mento Orça­mentários, Luiz Moraes destacou o momento de transmissão de conheci­mento entre as partes que foi muito proveitoso, principalmente quando as equipes de Planeja­mento e Orçamento apresentaram um conteúdo voltado para as peculia­ridades do orçamento e do planejamento distrital e também quando se teve a oportunidade de absorver parte dos trabalhos realizados por eles.

“Houve um momento de debate muito interessante e bem técnico também quando conseguimos identificar algumas similaridades entre os dois estados. Apesar de que aqui no Brasil existe um panorama de prestação de serviço muito maior devido à população ser maior do que a deles. Sendo que lá, eles têm um maior contato com a ponta por ter um espaço menor atuação”, observou.

 

Crédito: Link de origem

The post Missão técnica de São Tomé e Príncipe obtém conhecimentos sobre planejamento e orçamento – Secretaria de Estado de Economia appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/missao-tecnica-de-sao-tome-e-principe-obtem-conhecimentos-sobre-planejamento-e-orcamento-secretaria-de-estado-de-economia/feed/ 0
MLSTP declara apoio a Carlos Vila Nova e anuncia desistência de Jorge Bom Jesus https://portuguese.hcntimes.com/mlstp-declara-apoio-a-carlos-vila-nova-e-anuncia-desistencia-de-jorge-bom-jesus/ https://portuguese.hcntimes.com/mlstp-declara-apoio-a-carlos-vila-nova-e-anuncia-desistencia-de-jorge-bom-jesus/#respond Thu, 18 Jun 2026 13:33:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/mlstp-declara-apoio-a-carlos-vila-nova-e-anuncia-desistencia-de-jorge-bom-jesus/ MLSTP declara apoio a Carlos Vila Nova e anuncia desistência de Jorge Bom Jesus

São Tomé – O MLSTP declarou, esta quarta-feira, o apoio à recandidatura de Carlos Vila Nova às eleições presidenciais de 19 de Julho e anunciou que o candidato e membro do partido Jorge Bom Jesus desistiu da corrida eleitoral, numa decisão que pretende “o fortalecimento da unidade do MLSTP”. Publicado a: 18/06/2026 – 15:33Modificado a: […]

The post MLSTP declara apoio a Carlos Vila Nova e anuncia desistência de Jorge Bom Jesus appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
MLSTP declara apoio a Carlos Vila Nova e anuncia desistência de Jorge Bom Jesus

São Tomé – O MLSTP declarou, esta quarta-feira, o apoio à recandidatura de Carlos Vila Nova às eleições presidenciais de 19 de Julho e anunciou que o candidato e membro do partido Jorge Bom Jesus desistiu da corrida eleitoral, numa decisão que pretende “o fortalecimento da unidade do MLSTP”.

Publicado a: Modificado a:




2 min Tempo de leitura

Em comunicado, o MLSTP escreve que desde a tomada de posse da actual direcção, em Dezembro de 2024,  foi assumido um “propósito claro” de “garantir a paz social, a estabilidade, a governabilidade e o progresso de São Tomé e Príncipe”, sendo que esses propósitos “são perfeitamente compatíveis com o papel desempenhado pelo Presidente Carlos Vila Nova”.

O vice-presidente do MLSTP, Conceição Moreno, na leitura do comunicado, disse: “A  Comissão Política do MLSTP orienta todas as estruturas do partido, em São Tomé e Príncipe e na diáspora, as suas organizações de massa, bem como os militantes, simpatizantes, amigos do MLSTP e o povo em geral a apoiarem e apostarem massivamente na candidatura do engenheiro Carlos Vila Nova ao cargo de Presidente da República na eleição de 19 de Julho”.

O MLSTP também informou ter recebido uma comunicação do ex-presidente do partido e ex-primeiro-ministro Jorge Bom Jesus a anunciar “a desistência da sua candidatura ao cargo de Presidente da República, colocando os superiores interesses da Nação acima de quaisquer interesses pessoais ou circunstâncias”.

Nesse sentido, a Comissão Política louvou o que descreveu como “elevado sentido de responsabilidade, maturidade política e espírito patriótico” de Jorge Bom Jesus, estimando que a sua decisão contribui para o fortalecimento da unidade do MLSTP: “Considerando que a sua decisão constitui um importante contributo para o fortalecimento da unidade do MLSTP e para a preservação de um clima político favorável, a estabilidade e o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe”, acrescentou Conceição Moreno.

A desistência de Jorge Bom Jesus está a ter diversas interpretações nas hostes políticas e na sociedade são-tomense.

Além do MLSTP, declararam apoio a Carlos Vila Nova, o Movimento Basta, o Movimento Democrático Força da Mudança (MDFM), o Partido de Convergência Democrática (PCD) todos na oposição, e o recém-criado partido “Nossa Terra” liderado pelo actual presidente da Assembleia Nacional e deputado dissidente da Acção Democrática Independente (ADI), Abnildo D’Oliveira.

Pelo menos 142.298 eleitores estão inscritos para as eleições presidenciais de 19 de Julho em São Tomé e Príncipe.

Assim, na corrida às presidenciais, ficam o líder parlamentar da ADI, Nito D’Abreu, o actual Presidente são-tomense, Carlos Vila Nova, e os juristas Miques João Bonfim e Eugénio Tiny. A candidatura do empresário e político Domingos Monteiro não foi admitida pelo Tribunal Constitucional, mas o seu partido anunciou que vai recorrer da decisão.

Ouça aqui a reportagem de Maximino Carlos.

Correspondência de São Tomé e Príncipe

Crédito: Link de origem

The post MLSTP declara apoio a Carlos Vila Nova e anuncia desistência de Jorge Bom Jesus appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/mlstp-declara-apoio-a-carlos-vila-nova-e-anuncia-desistencia-de-jorge-bom-jesus/feed/ 0
Gazcorp anuncia fábrica de gás em São Tomé para garantir abastecimento total ao país https://portuguese.hcntimes.com/gazcorp-anuncia-fabrica-de-gas-em-sao-tome-para-garantir-abastecimento-total-ao-pais/ https://portuguese.hcntimes.com/gazcorp-anuncia-fabrica-de-gas-em-sao-tome-para-garantir-abastecimento-total-ao-pais/#respond Thu, 18 Jun 2026 13:13:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/gazcorp-anuncia-fabrica-de-gas-em-sao-tome-para-garantir-abastecimento-total-ao-pais/ Gazcorp anuncia fábrica de gás em São Tomé para garantir abastecimento total ao país

“Neste momento, não há enchimento de gases liquefeitos em São Tomé”, declarou Nuno Andrade. “Todos esses produtos são importados, há falhas constantes no abastecimento e grande parte das famílias ainda usa antigos queimadores de gasolina e querosene para cozinhar”, acrescentou. A empresa Gazcorp, de Santa Maria da Feira, anunciou que começará em julho a construir […]

The post Gazcorp anuncia fábrica de gás em São Tomé para garantir abastecimento total ao país appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Gazcorp anuncia fábrica de gás em São Tomé para garantir abastecimento total ao país

“Neste momento, não há enchimento de gases liquefeitos em São Tomé”, declarou Nuno Andrade. “Todos esses produtos são importados, há falhas constantes no abastecimento e grande parte das famílias ainda usa antigos queimadores de gasolina e querosene para cozinhar”, acrescentou.

A empresa Gazcorp, de Santa Maria da Feira, anunciou que começará em julho a construir em São Tomé e Príncipe uma fábrica de enchimento de gases técnicos como propano, visando garantir ao país africano autonomia face às importações atuais.

A informação foi avançada à Lusa por Nuno Andrade, diretor da fábrica portuguesa, fundada em 2023 neste concelho do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, que recebe, sexta-feira, o ministro da Economia e Finanças são-tomense, Gareth Guadalupe, para uma visita às instalações e acerto de detalhes burocráticos quanto à parceria.

“Neste momento, não há enchimento de gases liquefeitos em São Tomé”, declarou Nuno Andrade. “Todos esses produtos são importados, há falhas constantes no abastecimento e grande parte das famílias ainda usa antigos queimadores de gasolina e querosene para cozinhar”, acrescentou.

A nova fábrica viabilizará duas grandes mudanças: “Os gases vão ficar disponíveis em garrafas de estilo europeu, muito mais seguras e leves, e, até final de 2027, o abastecimento passará a ser 100% local, acabando com a dependência de São Tomé face à importação”.

Estando a ser preparada há dois anos na sequência de contactos estabelecidos durante uma missão empresarial com vários países lusófonos, a parceria entre a Gazcorp e o Governo são-tomense prevê um investimento na ordem dos dois milhões de euros, disse.

Nuno Andrade adiantou que ainda não está definida a comparticipação definitiva de cada uma das partes, mas antecipa que, recorrendo apenas a fundos próprios, a Gazcorp deverá assegurar “cerca de 80% do investimento”, para garantir uma posição maioritária na propriedade da fábrica.

Quanto à empreitada, está prevista para um terreno de 5.000 metros quadrados na zona industrial da cidade de São Tomé, capital do país, e deverá ficar concluída até final de 2026, para a operação arrancar no início de 2027.

“É uma construção rápida porque o edifício é pequeno e simples, e os tanques para os gases já vão para lá preparados – só têm que ser instalados no exterior”, explicou.

Mais complexa é a situação dos recursos humanos, já que, segundo o empresário português, o projeto requer a criação de 10 novos postos de trabalho e não há em São Tomé quadros devidamente preparados para o efeito.

O processo de recrutamento vai exigir, por isso, 15 dias de formação intensiva em Portugal, nas instalações da Gazcorp, após o que se seguirá mais aprendizagem em solo africano, já na futura fábrica – que começará a sua atividade apenas com propano e oxigénio, mas prevê alargá-la depois a outros gases técnicos, adiantou.

Em declarações em meados de junho à imprensa de São Tomé, o ministro Gareth Guadalupe afirmou: “Um bem que acho extremamente importante para o país é o gás. Neste momento podem ver algumas filas para abastecer de petróleo aquele utensílio doméstico que é o fogão (…), mas nós já temos um parceiro identificado para nos fazer chegar o gás a um preço muito mais baixo”.

Enquadrando o projeto no plano de descarbonização do seu Governo, o ministro notou que as ruturas de abastecimento têm sido agravadas pela guerra no Estreito de Ormuz e acrescentou: “Queremos deixar o querosene e o ‘jet fuel’, e a fábrica de enchimento de gás vai permitir que o mercado nacional esteja totalmente abastecido, a um preço muito mais reduzido do que temos hoje”.

As adaptações necessárias ao uso de propano também já estão a ser estudadas, mediante negociações com importadores de eletrodomésticos, de forma a aumentar a oferta de fogões idênticos aos europeus a preços razoáveis. “Isso vai permitir que as famílias com menos poder de compra os possam adquirir e fazer a transição para o gás”, defendeu o ministro.


Crédito: Link de origem

The post Gazcorp anuncia fábrica de gás em São Tomé para garantir abastecimento total ao país appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/gazcorp-anuncia-fabrica-de-gas-em-sao-tome-para-garantir-abastecimento-total-ao-pais/feed/ 0
Vila de Rei: Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes/ https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes/#respond Thu, 18 Jun 2026 12:50:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes/ Vila de Rei: Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes

O embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Lisboa, Esterline Gonçalves Género, visitou o concelho de Vila de Rei no dia 15 de junho, numa deslocação que teve como principal objetivo acompanhar e conhecer, no terreno, o protocolo de geminação existente entre Vila de Rei e a Região Autónoma do Príncipe, com […]

The post Vila de Rei: Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Vila de Rei: Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes

O embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Lisboa, Esterline Gonçalves Género, visitou o concelho de Vila de Rei no dia 15 de junho, numa deslocação que teve como principal objetivo acompanhar e conhecer, no terreno, o protocolo de geminação existente entre Vila de Rei e a Região Autónoma do Príncipe, com especial enfoque na integração dos jovens estudantes que frequentam atualmente o Ensino Secundário no concelho.

A visita surgiu na sequência de contactos estabelecidos entre o embaixador e Ricardo Aires, presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei e deputado à Assembleia da República, com o propósito de dar a conhecer a génese deste projeto, os objetivos que estiveram na base da sua criação e os resultados alcançados ao longo dos últimos anos.

A receção oficial decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo César Luís, do presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Aires, e do restante Executivo Municipal. Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados com a cooperação existente entre os dois territórios e com o percurso académico e pessoal dos jovens estudantes provenientes da Ilha do Príncipe.

Ao longo da visita, Esterline Gonçalves Género teve oportunidade de contactar diretamente com os alunos, escutando as suas experiências, desafios, preocupações e expectativas relativamente a esta etapa das suas vidas.

A comitiva visitou igualmente o Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e a Residência de Estudantes, permitindo ao Embaixador conhecer as condições disponibilizadas aos jovens e reunir com a equipa técnica responsável pela implementação e acompanhamento deste projeto de integração.

O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, sublinhou que “este projeto tem sido um exemplo de cooperação e solidariedade entre territórios, permitindo proporcionar novas oportunidades de formação e crescimento pessoal a estes jovens. Foi um gosto receber o Embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Lisboa e dar-lhe a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho”.

Por sua vez, Ricardo Aires destacou que “era importante que o Embaixador pudesse conhecer presencialmente a realidade deste protocolo, perceber o que esteve na sua origem, falar com os jovens envolvidos e contactar com todos aqueles que diariamente contribuem para o sucesso desta iniciativa”.

Crédito: Link de origem

The post Vila de Rei: Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes/feed/ 0
Vila de Rei – Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes-2/ https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes-2/#respond Thu, 18 Jun 2026 12:50:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes-2/ Vila de Rei – Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes

O embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Lisboa, Esterline Gonçalves Género, visitou o concelho de Vila de Rei no dia 15 de junho, numa deslocação que teve como principal objetivo acompanhar e conhecer, no terreno, o protocolo de geminação existente entre Vila de Rei e a Região Autónoma do Príncipe, com […]

The post Vila de Rei – Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Vila de Rei – Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes

O embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Lisboa, Esterline Gonçalves Género, visitou o concelho de Vila de Rei no dia 15 de junho, numa deslocação que teve como principal objetivo acompanhar e conhecer, no terreno, o protocolo de geminação existente entre Vila de Rei e a Região Autónoma do Príncipe, com especial enfoque na integração dos jovens estudantes que frequentam atualmente o Ensino Secundário no concelho.

A visita surgiu na sequência de contactos estabelecidos entre o embaixador e Ricardo Aires, presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei e deputado à Assembleia da República, com o propósito de dar a conhecer a génese deste projeto, os objetivos que estiveram na base da sua criação e os resultados alcançados ao longo dos últimos anos.

A receção oficial decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo César Luís, do presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Aires, e do restante Executivo Municipal. Durante o encontro, foram abordados diversos temas relacionados com a cooperação existente entre os dois territórios e com o percurso académico e pessoal dos jovens estudantes provenientes da Ilha do Príncipe.

Ao longo da visita, Esterline Gonçalves Género teve oportunidade de contactar diretamente com os alunos, escutando as suas experiências, desafios, preocupações e expectativas relativamente a esta etapa das suas vidas.

A comitiva visitou igualmente o Agrupamento de Escolas de Vila de Rei e a Residência de Estudantes, permitindo ao Embaixador conhecer as condições disponibilizadas aos jovens e reunir com a equipa técnica responsável pela implementação e acompanhamento deste projeto de integração.

O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Paulo César Luís, sublinhou que “este projeto tem sido um exemplo de cooperação e solidariedade entre territórios, permitindo proporcionar novas oportunidades de formação e crescimento pessoal a estes jovens. Foi um gosto receber o Embaixador da República Democrática de São Tomé e Príncipe em Lisboa e dar-lhe a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho”.

Por sua vez, Ricardo Aires destacou que “era importante que o Embaixador pudesse conhecer presencialmente a realidade deste protocolo, perceber o que esteve na sua origem, falar com os jovens envolvidos e contactar com todos aqueles que diariamente contribuem para o sucesso desta iniciativa”.

Crédito: Link de origem

The post Vila de Rei – Embaixador de São Tomé e Príncipe esteve de visita e acompanhou integração de estudantes appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/vila-de-rei-embaixador-de-sao-tome-e-principe-esteve-de-visita-e-acompanhou-integracao-de-estudantes-2/feed/ 0
Cabo Verde faz balanço positivo apesar de “altos e baixos” – Observador https://portuguese.hcntimes.com/cabo-verde-faz-balanco-positivo-apesar-de-altos-e-baixos-observador/ https://portuguese.hcntimes.com/cabo-verde-faz-balanco-positivo-apesar-de-altos-e-baixos-observador/#respond Thu, 18 Jun 2026 10:20:00 +0000 https://portuguese.hcntimes.com/cabo-verde-faz-balanco-positivo-apesar-de-altos-e-baixos-observador/ Cabo Verde faz balanço positivo apesar de “altos e baixos” – Observador

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde defendeu que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) cumpriu as funções para que foi criada, apesar de “altos e baixos”, e propôs uma discussão sobre o futuro da organização. “A CPLP teve altos e baixos, mas no global tem cumprido as funções para as quais […]

The post Cabo Verde faz balanço positivo apesar de “altos e baixos” – Observador appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
Cabo Verde faz balanço positivo apesar de “altos e baixos” – Observador

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde defendeu que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) cumpriu as funções para que foi criada, apesar de “altos e baixos”, e propôs uma discussão sobre o futuro da organização.

“A CPLP teve altos e baixos, mas no global tem cumprido as funções para as quais foi criada”, referiu José Luís Livramento, em entrevista à Lusa, a propósito do aniversário da comunidade.

A promoção da língua e do desenvolvimento e a projeção a nível internacional, “com uma palavra a dizer”, são pontos altos, disse o ministro cessante dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e ministro das Comunidades de Cabo Verde.

“O papel desempenhado, por exemplo, na independência de Timor-Leste em relação à Indonésia”, assim como noutras convulsões nos seus Estados-membros foi destacado pelo ministro.

Uma nota positiva que José Luís Livramento estende ao dossiê da mobilidade, “com um princípio de acordo, que está em consolidação e que faz com que os povos sintam que estão numa comunidade“, assim como ao nível do usufruto cultural e da cooperação técnica em setores como educação e saúde.

No entanto, “tem havido interrogações sobre se determinados membros estão a seguir o que foi acordado, como é o caso da Guiné Equatorial“, assim como momentos em que “um ou outro país só participa institucionalmente na CPLP, sem dar a sua dinâmica” para o crescimento da própria comunidade.

“Há muito por onde andar, mas há que resolver alguns problemas: em primeiro lugar, aquilo que está a passar-se a nível dos empresários da CPLP, com indefinições e ‘guerras’, entre aspas, sobre a direção da Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP)”, algo que “não propicia os negócios que devem existir dentro da comunidade”, referiu o governante.

Há três anos e meio, o empresário e dirigente associativo cabo-verdiano Marcos Rodrigues contestou judicialmente uma segunda votação que elegeu a guineense Nelma Fernandes para a presidência da CE-CPLP.

O assunto “deve ser resolvido entre os próprios agentes empresariais, porque o problema é deles, embora possa também haver uma ação diplomática para a sua solução”, referiu José Luís Livramento.

Noutro capítulo, o chefe da diplomacia cabo-verdiana aponta “problemas de financiamento do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)”, órgão de promoção da língua, sedeado na cidade da Praia.

A projeção do português em instâncias internacionais e a inovação requerida pela emergência da inteligência artificial são outros pontos que exigem discussão, numa lista que, segundo José Luís Livramento, deviam merecer um fórum específico de discussão.

“Poderíamos ter um tema específico, como ‘A CPLP do futuro’, em que questões de fundo seriam recolocadas. Porque assim como em 1996 se chegou à conclusão de que devia haver uma nova etapa”, com a fundação da comunidade, “hoje precisamos de renovar essa etapa, avaliando os principais objetivos estratégicos e o ‘modus operandi’ da própria CPLP”, detalhou.

No caso, quem habitualmente decide sobre tais matérias “são cimeiras de chefes de Estado e de Governo”, acrescentou.

Cabo Verde é um defensor acérrimo da CPLP”, organização que assenta “num quadrípode, a única comunidade nos quatro continentes”, diversidade que deve ser gerida “com inteligência, para se tirar partido dessa presença geográfica”, disse José Luís Livramento — apontando que Cabo Verde, por exemplo, “já se definiu como plataforma para o espaço da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)”.

O ministro falou à Lusa a poucos dias de o Governo cessar funções, após 10 anos de maioria absoluta do Movimento para a Democracia (MpD), seguindo-se um executivo do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

No entanto, “há experiência de alternância no poder que mostra que é um tema pacífico. Não creio haver grandes diferenças na aproximação e na contribuição que Cabo Verde pode e deve dar na CPLP”, concluiu.

Integram a CPLP, que assinala 30 anos em 17 de julho, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Crédito: Link de origem

The post Cabo Verde faz balanço positivo apesar de “altos e baixos” – Observador appeared first on Portuguese.HCNTimes.com.

]]>
https://portuguese.hcntimes.com/cabo-verde-faz-balanco-positivo-apesar-de-altos-e-baixos-observador/feed/ 0